quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Artista ::::::: Richard Hamilton

Pai da Pop Art, ao menos a base para o início dela. Richard Hamilton nasceu em Londres (Inglaterra) em 24/02/1922, hoje vive e trabalha em NY.




Sua arte ficou mais conhecida em meados de 1956, com colagens que retratavam o sonho consumista pós-guerra. Até então nada parecido com a hoje conhecida Pop Art existia. Richard fez parte do Independent Group, formado também por Eduardo Paolozzi e Richard Smith, também muito influentes na concepção do que hoje conhecemos por Por Art.


(O que exatamente torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes? - colagem 1956)
Direito de escolha do consumidor, escapismo, hedonismo, produtos de consumo em massa, recortes de revistas que as pessoas tinham o costume de ler, e portanto tornava fácil identificação com a obra proposta.
Um modo democrático de arte, onde todos entendiam imediatamente a mensagem a ser transmitida. Diferente da Arte Moderna, em alta nesse momento da história da arte, onde era necessário interpretar e entender a arte. A Pop Art tinha que ser objetiva. Tinha como um dos principais focos, nivelar, aprimorar o campo da cultura visual existente no momento, onde as pessoas só tinham contato com arte em museus e exposições.

Claro que há muito o que se falar sobre a Pop Art, mas achei interessante saber um pouco mais sobre como tudo teve início, e para tanto é importante lembrar de Richard Hamilton, com certeza um dos mais influentes, senão o mais influente, no nascimento da Pop Art.

2 comentários: