segunda-feira, 4 de maio de 2009

Semana do Caos 1º post ::::::: WK Interact

Caos. Esse termo está presente na maioria das obras atuais, sejam elas fotografias, desenhos, ilustrações, vídeos, esculturas, etc. Cada vez que eu abro uma revista de arte e cultura eu vejo uma pequena semelhança entre todas as obras, o caos. E como gosto de acreditar, "tudo tem um lado bom", e vai ver o lado bom desse caos que nos rodeia, (e cá entre nós, nos rodeia à tempos), é justamente a arte que se extrai dele. Muita cor, ou cores escuras, ou nenhuma cor e muitos elementos, ou quase nada de elemento para representar o vazio em que estamos inseridos, é isso que tentei coletar para mostrar aqui essa semana. Um apanhado de artistas e designers com muita vontade de expressar o que vivem e o que sentem no cotidiano de suas vidas. Nossa Semana do Caos.

Um projeto por dia, durante cinco dias. A apartir de agora. Aproveitem.





Escuro, Manhattan, ruas, arte. O que tudo isso tem em comum? O artista que abre nossa Semana do Caos aqui no blog é WK Interact, com sua obra espalhada pelas ruas de NY. Ele veio do sul da França captar a essência de Nova Iorque e mostrar nas paredes o resultado. Por quê o escuro? Porquê como ele mesmo diz: "É necessário passar despercebido para pintar nas ruas." E assim ele vai espalhando sua arte, em meio a outros despercebidos, mendigos, pedintes, excluídos sociais e etc. O resultado, uma mistura de fotografia, arte gráfica e ilustrações nas paredes.



Conhecido como artista que retrata o movimento, não dá pra deixar passar em branco a carga crítica que seus trabalhos trazem, com alusões a pessoas histéricas, gritos e uniformes de guerra.
"Ruas nos levam à vida real, um elemento que não pode ser encontrado em telas, um pedaço de liberdade" (diz em entrevista para Zupi)


Tudo isso, teve início quando ele começou a pintar, aos 8 anos de idade. Regras do que fazer ou não fazer nunca fizeram parte de sua arte. E assim ele segue até hoje, encontra o lugar, cria a história que irá se ajustar ao ângulo perfeito, encontra o modelo e o fotografa de modo a captar a pausa exata do movimento. Pronto, agora é só estender a imagem ao formato projetado na parede e pintar.




Para encerrar, vale lembrar que o artista se considera um ativista e acha uma pena sua arte ter virado moda.
"Apenas exploro o comportamento humano, como artista..." "A humanidade, definitivamente está entrando em um período negro... novamente"

E você? Acha que alguma vez já paramos de entrar em um período negro?
+Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário