quarta-feira, 6 de maio de 2009

Semana do Caos 3º post ::::::: Yossi Lemel

É nos campos minados de judaísmo ortodoxo, em meio a costumes rigorosos e uma população marcada pelo sofrimento que o israelense Yossi Lemel mostra sua arte em forma de cartazes. Com influências do Surrealismo, outro elemento que está na maioria das vezes presente nas obras atuais, ele coloca suas idéias no papel. Usando metáforas simples e diretas, tem a intenção de que pessoas do mundo todo possam compreender sua linguagem visual e de certa forma desenvolver alguma emoção e compreensão sob o que ele faz.

(Metáfora da situação de israel e Palestina)

“É o poder de representar o medo e a agressão do mundo com estéticas de farmácia e um sorriso no rosto.” (em entrevista para Zupi). Assim Yossi descreve em poucas palavras sua obra.

Não tem como negar que sua arte é forte, marcante e porque não dizer agoniante também. Isso vem da arte israelense, que reúne elementos locais e históricos traduzidos de forma brusca, cínica, muito política e quase sempre provocativa. Mas suas obras não dizem respeito apenas de Israel. São de certa forma globais.


(Pôster para o novo ano de 2002)



(Israel, 50 anos, 1998)
Yossi trás com ele um passado negro, onde lidou com violência na própria família, bem como
conviveu com uma vizinhança violenta. Não é a toa que seu trabalho trás questões agressivas. “Acho que tenho facilidade em captar uma história toda em apenas uma imagem.” (em entrevista para Zupi)

No trabalho “Israel Palestine”, uma banheira de sangue passa toda a história sangrenta do conflito fazendo referência aos rituais suicídas de ambos os lados.

(2002)

Graduado na Faculdade de Artes de Jerusalém, Yossi passou a trabalhar em agências de propaganda em Tel Aviv. Com seu portfólio básico começou a procurar por seus próprios clientes. A decisão de trabalhar com pôsteres surgiu por ter se graduado em Design Gráfico. E diz em entrevista que a forma de obter uma idéia para um pôster é estar emocionalmente envolvido ou com o sistema político ou com os direitos humanos.

(protesto contra os novos caças israelitas)

“A indústria da propaganda evocou uma grande necessidade de expressar meus próprios sentimentos e opiniões, sem ser apenas um canal que promova empresas e corporações. Esse foi o momento em que comecei a ver meu trabalho não mais como design comercial, mas como arte.” (em entrevista para Zupi)
(Quem é um judeu? Cartaz de protesto sobre os métodos de conversão ao judaísmo ortodoxo, 1996)

A Semana do Caos não poderia passar sem mencionar Yossi Lemel. Seus trabalhos trazem com toda certeza, mais uma vez, a tradução do que vivemos nos dias atuais, com relação à religião, política e sociedade. Mais do que retratar o caos, acho que suas obras são uma forma de alerta para a humanidade. E como toda obra de arte, é uma forma de expressão que o artista encontrou para dizer o que sente, o que pensa, e porque não o que o aflige nesses tempos negros.

+Info

Um comentário:

  1. Li uma vez uma matéria sobre ele na Zupi...O Cara é MTO Foda!...
    E isso me lembrou uma otra matéria que até foi capa da Zupi, do André Cypriano, que faz fotos maravilhosas da favela da rocinha e do povo entre outros!!..

    Muito bom seu blog! =)

    Beijao!.... Li

    ResponderExcluir