terça-feira, 14 de abril de 2009

Design Industrial :::::::::::::::::: Blobjects

Sabe o que são blobjects?

Produtos de formas curvilíneas, fluídas e inspiradas na natureza. Tem como matéria prima normalmente o plástico o metal ou a borracha. Já estão presentes entre nós há muito tempo.

O termo blob surgiu da cultura americana, mas foi Steven Skov Holt, educador e crítico de design que no final da década de 80 adotou o termo blobject, que é a união de blob (bolha) e object (objeto).





Curvas integradas e sem interrupções são parte da cultura contemporânea presentes em tipografias, arquitetura, moda, artes plásticas e design industrial. Mas essa referência natural esteve presente também na Art Nouveau, no Surrealismo e na Psicodelia dos anos 60.

Quais produtos foram responsáveis pelo ressurgimento dos blobjects? O IMac (Apple), o New Beetle (Volkswagen) e o relógio Triax (Nike), ambos criados em 98.







Os designers Marc Newson, Philippe Stark, Ross Lovegrove e Karin Rashid, são considerados os responsáveis por essa volta dos blobjects.

“Por englobar referências orgânicas, estéticas, emocionais, culturais, artísticas e tecnológicas, esse tipo de objeto também pode ser encarado como uma metáfora do mundo atual, cada vez mais mutante e fluído, cujas fronteiras, inclusive culturais, vêm desaparecendo.” (Revista abcDesign nº 27)




Talvez esses objetos também sejam de certa forma uma tentativa de trazer emoções ao mundo tecnológico desenfreado, com seus produtos em massa tidos como “frios”. Mas temos que convir que existe aí uma contradição, tendo em vista que mesmo os blobjects sendo produtos agregados de tantos valores emocionais e culturais, não deixam de ser produtos da tecnologia e da produção em massa. Afinal, são manipulados tridimensionalmente em softwares específicos e são fabricados industrialmente.


Essa discussão ainda não teve um resultado final, e talvez não o tenha tão cedo, mas frutos da tecnologia ou não, fato é que os blobjects nos encantam com suas formas e nos remetem a uma sensação boa de algo natural.

(Fonte: Revista abcDesign 27)

Nenhum comentário:

Postar um comentário